31-03-2020, 20:25:39

Autor Tópico: Tarifário pós-pago optimus iPhone 15 e internet tethering  (Lida 2198 vezes)

Offline POX

• iGuru
  • Pontos: +4/-0
    • Ver Perfil
Boas, recentemente mudei-me para a optimus, tenho o tarifário pós-pago iphone 15.

O problema é que na vodafone não fazem qualquer distinção entre tráfego de dados incluídos no tarifário e o tethering, mas na optimus não é assim.

No tarifário pós-pago iphone 15, os 500MB são para serem usados exclusivamente no iphone, enquanto que o tethering não está incluído, sendo facturado à parte.

A solução que encontrei foi editar o carrier.plist, o que encontrei foram três apns diferentes: parece-me que uma é para MMS, outra para internet no iphone e uma que diz modem, deve ser a que controla o tethering.

Portanto apaguei a apn que mencionava modem e voltei a enviar para o iphone, já testei o tethering e está a funcionar mas ainda tenho dúvidas em relação ao ser ou não facturado à parte, como é um plano pós-pago não tenho o controlo sobre os gastos.

Alguém na mesma situação e com este tarifário à mais tempo que se pronuncie.

Offline POX

• iGuru
    • Ver Perfil
Re: Tarifário pós-pago optimus iPhone 15 e internet tethering
« Responder #1 em: 23-03-2010, 18:35:48 »
Já consegui o acesso à área de clientes no site da optimus, como tenho um número portado não estava a conseguir.

Nos detalhes das comunicações continua a aparecer os dados facturados como modem, mesmo após editar o carrier.plist e apagar a apn do modem.

Pessoal vá lá uma ajudinha, queria mesmo usar os 500MB incluídos também através de tethering.

Offline pivale

• Aprendiz
  • **
  • Pontos: +6/-0
    • Ver Perfil
  • GameCenter ID: pivale
  • iDevice: iPhone 4, MacBook 13'' Unibody
« Responder #2 em: 23-03-2010, 18:46:02 »
Citação de: "POX"
Portanto apaguei a apn que mencionava modem e voltei a enviar para o iphone, já testei o tethering e está a funcionar mas ainda tenho dúvidas em relação ao ser ou não facturado à parte, como é um plano pós-pago não tenho o controlo sobre os gastos.

Em vez de apagares a apn modem, experimenta copiar a apn de Internet para o modem e testar outra vez... Se calhar como não tinha o campo no ficheiro, manteve a definição anterior no iphone.
Dropbox Referral: Get 2,25 GB of FREE storage instead of 2GB by using this link.
https://www.dropbox.com/referrals/NTk0MzkwOTk

Offline POX

• iGuru
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: 23-03-2010, 19:53:06 »
As apns originais do ficheiro carrier.plist da optimus são:

Citação de: "pivale"
Em vez de apagares a apn modem, experimenta copiar a apn de Internet para o modem e testar outra vez... Se calhar como não tinha o campo no ficheiro, manteve a definição anterior no iphone.
Fiz como disseste, copiei e colei apn 1 no local da apn 2 que corresponde a do tethering.

O carrier.plist que editei, ficou assim:

E encontrei este quadro na net com os valores a que correspondem os dados:

Vou agora testar uma ligação a usar tethering e depois confirmo qual é a apn que foi utilizada, o problema é que no site da optimus demora bastante tempo a actualizar os consumos.

Offline B3lo

• Novato
  • *
  • Pontos: +0/-0
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: 25-03-2010, 13:59:54 »
Viva!

Também me mudei para a optimus, exactamente com o mesmo tarifário: iPhone 15 - não estou muito satisfeito com o preço das SMS que tanto uso (tenho usado o GLOBAL.AQ), mas o resto parece-me bem.

Acontece que não consigo fazer a edição das definições do APN, pois a opção está escondida em Geral> Rede>
Consigo ligar à internet, mas não consigo enviar MMS.

Alguém me poderá ajudar a contornar isto?

Caro POX, esse ficheiro funcionou com o tethering mascarado? Se sim, seria pedir muito que o partilhasses? Resolveria dois problema de uma cajadada  :D

Offline POX

• iGuru
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: 26-03-2010, 17:46:54 »
Citação de: "B3lo"
Acontece que não consigo fazer a edição das definições do APN, pois a opção está escondida em Geral> Rede>
Consigo ligar à internet, mas não consigo enviar MMS.

Alguém me poderá ajudar a contornar isto?
Qual é a versão de rede que tens no iphone?
Podes descarregar a última versão do ipcc original da optimus: http://http://rapidshare.com/files/368458338/Optimus_pt.ipcc
Com este ipcc tenho MMS, além disso é preciso correr um comando no terminal para o itunes deixar instalar o ipcc, só sei fazer em mac, em windows não sei como é.

Citação de: "B3lo"
Caro POX, esse ficheiro funcionou com o tethering mascarado? Se sim, seria pedir muito que o partilhasses? Resolveria dois problema de uma cajadada  :D
Não funciona, já editei e apaguei mas continuam a taxar o tráfego por tethering como modem, também estou à espera que alguma alma caridosa saiba contornar esta questão.

Offline pivale

• Aprendiz
  • **
  • Pontos: +6/-0
    • Ver Perfil
  • GameCenter ID: pivale
  • iDevice: iPhone 4, MacBook 13'' Unibody
« Responder #6 em: 26-03-2010, 17:53:16 »
Se quiseres fazer mais testes, experimenta remover a entrada modem, e por a opção de internet 5 como 53.
Assim passa de MMS and Data para Tethering MMS and Data.

Não sei qual a lógica de funcionamento para a selecção da APN, mas se tiveres disponibilidade para testar, pode ser que funcione...

Outra coisa... Tens a certeza que o novo ficheiro de config está a ser carregado no iphone?
Dropbox Referral: Get 2,25 GB of FREE storage instead of 2GB by using this link.
https://www.dropbox.com/referrals/NTk0MzkwOTk

Offline reifison

• Novato
  • *
  • Pontos: +0/-0
    • Ver Perfil
  • iDevice: iphone
« Responder #7 em: 07-10-2013, 16:29:28 »
Pessoal,

Uma dúvida. será que vale a pena comprar esse iphone agora, para usar na Europa com um plano da optimus, Não pretendo usar  tethering.
http://www2.claro.com.br/aparelhos/smartphones/apple/iphone/iphone-5/