20-04-2014, 04:10:39

Autor Tópico: Iphone não carrega, nem liga. Possivelmente bateria morta.  (Lida 13365 vezes)

Offline schizoidman

• Novato
  • *
  • Pontos: +0/-0
    • Ver Perfil
Boas,
Penso que a bateria do meu iphone 3G tenha acabado de vez. Mas já agora descrevo a minha situação para ver se alguém tem uma sugestão para resolver isto.
O contexto:
De há uns tempos para cá, notei que a porcentagem de bateria ia variando de forma irregular. As vezes estava nos 30% e passado 10 minutos tinha 44% por exemplo. Mas deixando descarregar completamente e carregar umas horas normalmente resolvia o problema. Uns dias antes de acontecer isto, o botão de desligar deixou de funcionar. Andei uns dias assim pq conseguia através do sbs (acho eu n me lembro bem do nome da aplicação) bloquear o telefone e reiniciar quando era preciso. Por isso n havia mt problema. Mas uns dias dps da avaria do butão o telefone crashou, e eu n tinha maneira de fazer o hard reset. Então deixei-o descarregar completamente como estava (ficou por volta de 1 hora crashado num jogo até que se desligou). Posto isto levei-o para reparar o botão de ligar. Quando voltou, ligo à tomada e ele n inicia automaticamente como normal. Carregando no botão de ligar ele arranca apenas para mostrar a seguinte imagem (a da esquerda):

Nas primeiras vezes, desligava o cabo e ele passava para a segunda imagem e desligava ao fim de uns 3 segundos
agora mal desligo o cabo o telefone desliga-se instantaneamente.

Já percorri o google com alguma exaustão, e tentei mil e uma sugestões para resolver o problema de pessoal que teve situações similares. Nada funcionou. O melhor que consegui deixando o botão sleep e home pressionados até que o icon vermelho se desligue e dps deixo apenas o home pressionado durante bastante tempo até que o itunes o reconhecesse. Mas isto n consegui logo à primeira, só ao fim de algumas tentativas é que o itunes deu sinal. Estava todo contente a pensar que agora conseguindo restaurar voltasse a dar, mas não. Inicia-se o restauro, o iphone fica a branco e surge um erro desconhecido no computador. Mal desligo o cabo o iphone desliga-se.
Só me falta carregar o iphone num carregador de isqueiro de carro que resultou para algumas pessoas com o mesmo problema, pelo que li esses carregadores funcionam a 12 volts em vez dos normais 5 V. E poderão puxar pela bateria para que ela volte à vida. Mas parece-me ser uma solução meia rebuscada.

Dado isto, o mais certo é mesmo a bateria ter morrido completamente depois de ter descarregado e ficado uma semana e tal sem receber carga nenhuma e precisa de ser substituída. O período de garantia do meu telefone já acabou, por isso ir à vodafone pedir que me troquem a bateria arrisco-me a gastar uma pipa de massa.
Então, onde posso comprar uma bateria nova? E será muito complicado de eu a trocar? Se for algo mt complexo sou capaz de levar a bateria nova e o iphone a uma loja que repara telemoveis aqui e pedir-lhes que a instalem.

A todos que chegaram ao fim desta enchorrada de palavras, um sincero obrigado. E espero que me possam ajudar.

Offline Ablasted

• Registado
  • iLord
  • Pontos: +158/-14
    • Ver Perfil
  • GameCenter ID: Ablasted
  • iDevice: iPhone 4S 16GB
Iphone não carrega, nem liga. Possivelmente bateria morta.
« Responder #1 em: 04-03-2011, 08:04:33 »
Quando dizes que o levaste para reparar o botão, foi a uma loja? E logo a seguir, quando o recebes, não funciona?
Entendi bem?
"É pk é... não é?!; Tou cheio de T'oubireee!"

Offline observadora [BANIDO]

• iLord
  • Pontos: +291/-92
    • Ver Perfil
  • iDevice: iPod (4), iPhone 3GS, iPad 3G
Re: Iphone não carrega, nem liga. Possivelmente bateria morta.
« Responder #2 em: 04-03-2011, 12:19:49 »
Pois.
Como é que pôde ser confirmada a boa reparação se o iPhone não liga?

Ou lá ligava e agora em casa não?

Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem - Santo Agostinho

Offline schizoidman

• Novato
  • *
  • Pontos: +0/-0
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: 04-03-2011, 17:38:31 »
A reparação foi só para o botão de sleep/awake. Que agora funciona, uma vez que consigo fazer o hard reset...

Offline haolopes

• Aprendiz
  • **
  • Pontos: +1/-0
    • Ver Perfil
  • iDevice: iPhone 4 32GB
« Responder #4 em: 04-03-2011, 17:51:28 »
Não sei se será da bateria.

Mas de qualquer forma pelo que percebi a bateria que tinhas já se encontrava viciada, certo?

Eu substitui a bateria do meu iPhone 3G e não é nada do outro mundo! Não faltam tutorias na net a explicar como se procede à troca!

Vê os vídeos, se não te sentires confortável envia para a iLoja, por exemplo. Fica é mais caro mas também tens garantia e eles lá vêem se o problema é mesmo daí!

A minha comprei no leiloes.net, salvo o erro custou 15 €.

Cumprimentos

Boa sorte na resolução do problema!
« Última modificação: 04-03-2011, 17:54:55 por haolopes »

• iLord
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: 04-03-2011, 17:53:25 »
A reparação foi só para o botão de sleep/awake. Que agora funciona, uma vez que consigo fazer o hard reset...

Está-me é a parecer que nada se passava com o botão "antigo".
O problema deve ser mm da bateria ou ainda pior. Placa (MB).

Não sei se será da bateria.

Mas de qualquer forma pelo que percebi a bateria que tinhas já se encontrava viciada, certo?

Eu substitui a bateria do meu iPhone 3G e não é nada do outro mundo! Não faltam tutorias na net a explicar como se procede à troca!

A minha comprei no leiloes.net, salvo o erro custou 15 €.

Cumprimentos

Boa sorte na resolução do problema!

As baterias NÃO VICIAM já há muitos anos.
Isso era na tecnologia do século passado.
Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem - Santo Agostinho

Offline haolopes

• Aprendiz
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: 04-03-2011, 17:59:19 »
Se viciam ou não, não sei... agora que a bateria do meu iPhone 3G durava menos de 1 hora se estivesse a jogar um jogo, por exemplo, e depois de eu ter procedido à substituição dela dura algumas horas a jogar isso eu posso garantir-te porque porque se passou comigo.

Se não vicia, pelo menos estava avariada/estragada!

Offline haolopes

• Aprendiz
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: 04-03-2011, 18:03:10 »
Mas já agora retira-me uma dúvida. O que faz com que com o passar do tempo a autonomia do iPhone vá diminuindo e que aconteçam casos como o do meu iPhone 3G?

• iLord
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: 04-03-2011, 18:27:23 »
Mas já agora retira-me uma dúvida. O que faz com que com o passar do tempo a autonomia do iPhone vá diminuindo e que aconteçam casos como o do meu iPhone 3G?

As baterias actuais (já há alguns anos) não são de NiCad mas sim de Li-ion.
As de NICad é que sofrem do chamado "efeito memória".
As de Li-ion têm nº de ciclos de vida.

Normalmente aguentam até 80% da carga até um determinado nº de ciclos.
Devem é ser descarregadas (deixar gastar até desligar) com alguma regularidade para calibrar.
O nº de ciclos e regularidade para calibrar pode diferir de fabricante para fabricante.
É ler as instruções do fabricante.

Muito provavelmente a bateria que tinha já tinha "superado" o nº de ciclos e chegou ao fim da sua "vida".
Nas  baterias actuais é uma "passagem brusca". Ou seja, nas de NiCad elas iam perdendo capacidade e o ppl dava por ela.
Agora estão "boas" e de repente........ morrem.

Offline haolopes

• Aprendiz
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: 04-03-2011, 18:51:29 »
Sem querer estar a fazer off topic, no caso especifico do iPhone 4 devo carregar a bateria quando ela se encontra entre os 10% e os 20% de preferência com ele desligado e uma vez por mês deixar descarregar completamente?

É mais ou menos isso?

Foi o que li... No manual de instruções não vem nada a dizer como devemos carregar!

Offline klaidez

• iFreak
  • Pontos: +55/-3
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: 04-03-2011, 19:18:05 »
Todos os iphones que tive (tenho desde o 3g), sempre  carreguei quando me apetecia e nunca obedeci a nenhuma regra. Muito muito raro mesmo, deixar chegar ao fim. Ainda hoje o 3G funciona. Curto bué quando compro alguma coisa na worten/box etc e o funcionário me recomenda que a primeira carga deve ser de 14 horas LOLLL
iPhone 5 32Gb fw: IOS 6.0 tmn
Macbook Pro 15'' i5 2,4ghz 8gb ddr3 SSD OCZ vertex2

• iLord
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: 07-03-2011, 09:41:16 »
Sem querer estar a fazer off topic, no caso especifico do iPhone 4 devo carregar a bateria quando ela se encontra entre os 10% e os 20% de preferência com ele desligado e uma vez por mês deixar descarregar completamente?

É mais ou menos isso?

Foi o que li... No manual de instruções não vem nada a dizer como devemos carregar!

http://www.apple.com/batteries/iphone.html